NOSSA ESCOLA

Aqui no Espaço Singular, as atividades acontecem de diferentes formas, o fazer sozinho (trabalhando autonomia e confiança da criança) e o fazer com auxílio da professora (desafios adequados ao momento de cada um). 


Desde o berçário, a professora deve observar e registrar as ações das crianças ao longo da brincadeira (vivência) para propor desafios diferenciados de acordo com a idade e a situação. 
Estar sempre atento ao controle que a criança faz do corpo, aos movimentos, as expressões e a exploração dos cantos/vivências montados em sala.

A pré-alfabetização/letramento é trabalhada gradativamente, desde o momento que a criança inicia sua vida escolar. A partir do momento que entendemos que as áreas de desenvolvimento não se separam durante as experiências que as crianças vivem (através do brincar, por exemplo), conseguimos perceber que todos os processos de aquisição de novas aprendizagens são construídos a partir de vivências contínuas e respeitosas com o tempo de cada criança.


Para que o processo de alfabetização no futuro seja natural, tranquilo e respeitoso com o tempo de cada um, é muito importante que a criança antes de ler um texto, consiga ler seu próprio corpo, seus sentimentos e o dos colegas, ler o entorno, ler as organizações, ler assim, o mundo onde vive, para que depois, naturalmente, passe a ler as letras, palavras e frases.


O processo de letramento consta em oferecer à criança a oportunidade de entrar em contato com diferentes gêneros textuais (ora como ouvinte, ora como contador) e oportunizar a comunicação oral e escrita, além de desenvolver a capacidade reflexiva e crítica da criança, este processo de letramento vai além do ensino institucionalizado.


A criança antes de ser alfabetizada ela já elabora hipótese sobre a função da escrita a partir do conhecimento que tem da língua oral e do contato com eventos de letramento. É preciso então, que a criança entenda que a escrita é uma representação da língua em todos os seus aspectos e não somente a passagem do som para o papel (comunicar algo).


Desde o nascimento, estamos imersos em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. 


Brincando, jogando, cantando e ouvindo histórias, a criança estabelece conexões entre seu cotidiano e a matemática, e entre a matemática, as demais áreas.


Nossa sociedade é constituída por regras, condutas e relações. O nosso trabalho dentro deste eixo é estimular a curiosidade da criança perante essa sociedade, pois assim contribuiremos para a formação de indivíduos interessados e cada vez mais críticos (liberdade de expressão) e criativos, no que diz respeito ao meio social e natural.


A metodologia por meio de projetos acontece quando o professor desenvolve seu trabalho a partir de uma escuta atenta e sensível, tendo uma relação empática com seu grupo de crianças, partilhando situações de aprendizagem que possam favorecer o surgimento de um tema de pesquisa. 


E ainda, as crianças do Espaço Singular, com os educadores específicos de cada uma das áreas, têm a possibilidade de acessar um currículo específico e adequado às diferentes faixas etárias, nas áreas de inglês, musicalização, capoeira e ballet.

Rua Conceição de Monte Alegre, 796 - Brooklin

CEP: 04563-062 - São Paulo - SP

Telefones: (11) 3473.3250 / 3473-3251 / 99228-2200

e-mail: contato@bercarioespacosingular.com.br

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco